Não há pessoa chique no mundo que não goste de música. Como também não há pessoa no mundo que goste de música que não goste de jazz. E não há quem goste de jazz e nunca ouviu qualquer cd de Miles Davis, e nem muito menos a sua obra-prima, "Kind of Blue".
A Columbia Records está relançando aqui no Brasil Cds dos grandes clássicos do jazz, dentre eles Dave Brubeck, Bill Evans, Duke Ellington, Billie Holiday, Ella Fitzgerald, entre outros, todos imperdíveis e inesquecíveis.
Porém, a maior peça desta coleção é mesmo "Kind of Blue" de Miles Davis. Jimmy Cobb, o baterista do álbum, à época comentou o disco, "deve ter sido feito no céu". A genialidade somada era tanta e efervescente no talento de Miles Davis no trumpete, Julian Adderley no saxofone alto, a lenda John Coltrane no saxophone tenor, Bill Evans e Wynton Kelly no piano, Paul Chambers no baixo e Jimmy Cobb na bateria, que surgiu, a meu ver, um dos maiores discos de jazz da história.
É um disco que lhe traz uma inquietação pacífica na alma. Uma vontade de querer pensar, agir, fazer sem qualquer tipo de revolta rancorosa ou vingativa. As improvisações e melodias lhe empurram para um outro mundo de reflexão ativa da realidade. Qualquer outro comentário a mais que se fizer aqui, não estará sendo a verdade com que cada um sente este disco. É melhor ouví-lo para experimentar estas sensações. Ouça!
terça-feira, 4 de setembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário