quarta-feira, 31 de outubro de 2007

NÃO SEJAMOS CONSUMIDOS PELAS TREVAS


Respostas ao que foi dito e feito no Assalto à Fatec Carapicuíba em 28.10.2007

Primeiramente, e acho que muito tem sido dito, em pura repetição a um discurso vigente hoje na sociedade: PRECISAMOS DE SEGURANÇA! Infelizmente, e vou discordar de todos que escreveram e-mails ou pensam desta maneira, não precisamos de segurança. Precisamos sim de EDUCAÇÃO! Somente a educação nos trará as condições de superação desta realidade tão desprovida de sentimentos.

O que os ladrões nos roubaram hoje não foram computadores e máquinas! Eles não queriam isto. Eles queriam desconstruir sonhos e esperanças. O dinheiro dos computadores, ou que eles valem, não são os R$ 400 mil divulgados por todos, mas sim 100 (cem) vezes este valor. Os computadores valem muito mais que o valor mercadológico pelo que eles podem proporcionar, construir, mostrar, elucidar e produzir, para aqueles que necessitam dele como instrumento de obtenção e de produção de conhecimento. É nisto que a minha revolta ou sentimento encrustrado de impotência me remete. Acho que nisto se reflete a dor de todos os fatecanos de Carapicuíba. É uma dor profunda, pois fere visceralmente a tudo aquilo que acreditamos, que fazemos, que estamos a buscar, a construir: uma sociedade, pessoas, uma região!

Aquele que reclama da falta de segurança ou fica preocupado com o material, com certeza não olhou para o lado e viu a dedicação perdida e esvaida que o Rubens e também por seu amigo Klaus, durante quase um ano, arquitetaram, com paixão ímpar, toda a infra-estrutura tecnológica de informática do prédio. De maneira alguma, esta pessoa prestou atenção na dedicação com que o Prof. Chíxaro, Vera e a Maria Cristina doaram suas vidas profissionais (e por quê não pessoais?) a esta Instituição. Acredito por certo que esta pessoa não se ateve à fé que o Prof. Rogério conduz o seu magistério. Nem devo dizer da entrega da Fernandina, da Anna Cristina, do Dewar, do Limadji, do Faricelli, da Vera, do Oscar, da Irene, do Walter, da Claudia, enfim, de todo o corpo docente, de todos funcionários, Bete, Haida, Rose, Nilza, Fernanda, Wilma, entre outros, e daqueles que acreditam neste projeto.

Mas a Segurança, repetida diuturnamente pelos meios de comunicações, não é a que se faz com armas e repressão. Não acredito na repressão como forma de pacificação social. Só há pacificação social com EDUCAÇÃO! Não sejamos confundidos pelos discursos ou por um sentimento de vingança que só dá vantagem ao agressor, que, a partir deste ponto de vista, sempre estará esperando o contra-ataque. Iremos perder neste tipo de batalha! Vamos lutar no terreno que podemos sair vencedores, ou seja, na formação educacional de profissionais diferenciados e qualificados, não só para o mercado de trabalho, mas para a vida!

Não deixemos os ladrões, orientados por uma alma nefasta que os conduziu, trazerem as trevas para a Fatec Carapicuíba. Eles querem destruir todos os sonhos que foram depositados neste grande empreendimento pelos professores, funcionários, alunos e povo de Carapicuíba! Vamos iluminar os nossos pensamentos, para que busquemos nas luzes do conhecimento, da razão e do espírito, os meios para sairmos desta tristeza incomensurável que nos assola. Realizaremos sim, fatecanos, a reconstrução das coisas materiais que nos tomaram. Mas também devemos avisar aos usurpadores que eles não roubaram, como queriam, os nossos sonhos e o nosso futuro. Construiremos, neste terreno, as chamas que iluminarão e transformarão a toda nossa região carente e historicamente relegada por aqueles que comandam o Estado e o país!

Só poderemos alcançar estes objetivos, metas e sonhos, neste momento de crise, a partir não da união, mas sim do COMPROMETIMENTO de todos com este grande projeto chamado FATEC CARAPICUÍBA. Muitos no meio do caminho se perderam. Esqueceram que a crítica vazia e nula não constrói instituições e realizações. A crítica destituída de fundamento, na sua faceta fascista, apenas desconstrói e não coloca nada no lugar, somente o niilismo. Sonho todos os dias que os meus alunos se imbuíssem um pouco mais neste ideais defendidos por mim, colegas e funcionários da FATEC Carapicuíba, que podem ser até utópicos e ingênuos, mas que fazem com que eu acorde todos os dias para trabalhar e para dar aulas. Acredito que para eles também.

Vamos encher de vida a FATEC para aqueles que só quiseram nos trazer às trevas!

Um comentário:

Anônimo disse...

Ontem 08/11/07!! Encontraram todos os computadores e equipamentos roubados da FATEC!!! Fiquei muito feliz e aliviada, porém o problema ainda existe e é sério!!! Futuro?